A verdade


Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço, mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria. — Charles Chaplin

     Posso está falando sério ainda que sério eu não esteja. Não é porque estou brincando que não estou falando sério e nem porque estou sério que não estou brincando. Às vezes brinco com a seriedade. Seriedade que pode ser transmitida leve ou pesada, mansa ou violenta, ou, como amo passar, no oculto do silêncio ou nas silabas que ninguém ler ou ouve, sentem. A verdade é a verdade e ninguém pode negar, se negar será mentira. Não existe meia verdade, já que meia verdade é uma mentira de primeira qualidade, a pior. Às vezes o problema não está na verdade, caso exista, mas saber lidar com ela.